BLOG O que é Psiquiatria Geriátrica

O que é Psiquiatria Geriátrica

Publicado em 27/11/2020

Segundo informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2050 o Brasil será 6º país do mundo com maior população idosa, em que mais de 30 milhões de brasileiros terão mais de 60 anos. Por motivos como este, a psiquiatria geriátrica é um campo em alta na área da saúde.

Além de desenvolver doenças físicas relacionadas ao passar dos anos, o envelhecimento também é acompanhado de diversas alterações nos padrões de vida. Associadas, as mudanças biológicas e comportamentais podem contribuir para o surgimento de transtornos mentais no indivíduo, como demência e depressão.

Um dos grandes desafios relacionados aos idosos que desenvolvem questões como estas, é manter sua autonomia e dignidade. Essa situação pode se tornar ainda mais difícil visto que problemas de ordem psíquica acabam acelerando o processo de envelhecimento.

Baseados nessa temática, desenvolvemos o artigo a seguir para que você entenda o que é psiquiatria geriátrica, e conheça sua importância na vida dos idosos e familiares. Continue a leitura para conferir!

A importância da psiquiatria geriátrica




A psiquiatria geriátrica tem o papel de entender os processos associados ao desenvolvimento de transtornos mentais em idosos, estabelecendo o tratamento apropriado para que essa população volte a ter qualidade de vida.

Ao receber o paciente, o especialista em psiquiatria geriátrica realiza uma avaliação adaptada ao idoso. Por isso, é fundamental conciliar as recomendações médicas, afinal, é comum que o histórico do paciente seja desumanizado no atendimento, visto que suas atitudes podem ser atribuídas a sua doença.

Entretanto, alguns transtornos acabam se apresentando com mais frequência em idosos, como os depressivos, cognitivos e fobias, além do risco para suicídio e desenvolvimento de sintomas induzidos por medicações.

A boa notícia é que muitos dos transtornos mentais comuns em idosos podem ser aliviados, revertidos ou evitados. Desde que uma equipe profissional qualificada em psiquiatria geriátrica possa contribuir com um diagnóstico completo, avaliando o melhor tratamento de seu quadro.

Principais transtornos tratados pela psiquiatria geriátrica

De forma geral, quase 40% dos idosos sofrem com alguma doença crônica e 29,8% são acometidos por 2 ou mais doenças. Assim, quase 70% dessa população possui condições que podem contribuir para o desenvolvimento de quadros depressivos.
São diversos os transtornos mentais que acometem a saúde do idoso, tornando fundamental seu acompanhamento com um especialista para um diagnóstico efetivo que permita a elaboração do tratamento correto. A seguir, conheça os principais transtornos tratados na psiquiatria geriátrica.

Demência

Considerada um comprometimento cognitivo progressivo, a demência é um transtorno comum na psiquiatria geriátrica que pode ser reversível em alguns casos.

Com o avanço da idade, a demência se torna cada vez mais presente e, segundo estudos, afeta de 5 a 15% das pessoas com mais de 65 anos. Seus sintomas incluem as seguintes alterações:

  • agitação;
  • inquietação;
  • raiva;
  • violência;
  • gritos;
  • impulsividade;
  • alterações na memória e linguagem;
  • alterações do sono;
  • desinibição sexual;
  • alucinações;
  • pensamentos ilógicos.
A demência tem diferentes causas. Entre elas, estão lesões tumorais cerebrais, hipotireoidismo, deficiência de vitamina B12, abuso de álcool, infecções pulmonares crônicas, doenças inflamatórias e infecções. Em alguns casos ela pode também ser causada por doenças degenerativas no sistema nervoso central ou doenças vasculares.

Demência tipo Alzheimer

Entre os pacientes que apresentam o diagnóstico de demência, mais da metade deles tem a doença do tipo Alzheimer. Ela é mais comum entre mulheres, e é caracterizada pelo seu início gradual e progressivo declínio de funções cognitivas.

Nesse transtorno, a memória é a função cognitiva mais afetada, seguida pela linguagem e capacidade de orientação. Entre as alterações de comportamento apresentadas na demência tipo Alzheimer estão:

  • depressão;
  • desconfiança;
  • obsessão;
  • acessos de raiva;
  • violência;
  • confusão;
  • desorientação.

Demência vascular

A demência vascular é o segundo tipo mais comum entre os idosos que sofrem com transtornos mentais. Entre suas características estão o início súbito com curso gradual para o declínio.

Esse transtorno pode ser prevenido por meio da redução de variados fatores de risco para a saúde do paciente, como diabetes, hipertensão, arritmias e tabagismo.

Para seu diagnóstico, o acompanhamento com um especialista em psiquiatria geriátrica é fundamental. Afinal, sua confirmação deve ser realizada por técnicas de imagem cerebral e fluxo sanguíneo.

Transtorno bipolar

Também conhecido como transtorno de humor, essa condição afeta pessoa em idade avançada. De forma geral, quando o primeiro episódio acontece somente após os 65 anos, provavelmente sua origem é orgânica. Os sintomas no idoso se assemelham ao de adultos e jovens, com a presença de:

  • euforia;
  • humor expansivo;
  • fácil distração;
  • impulsividade;
  • falta de sono;
  • irritabilidade;
  • desconfiança;
  • hostilidade.
Seu tratamento pode ser realizado por meio de profissionais qualificados, que contribuam para o desenvolvimento de uma terapia associada com as necessidades do organismo.

Transtorno de ansiedade

Também comum na psiquiatria geriátrica, os transtornos de ansiedade podem aparecer pela primeira vez em idosos após os 60 anos. Em pessoas de idade avançada, essa questão é caracterizada pela fragilidade do sistema nervoso autônomo, desenvolvendo a ansiedade após uma situação importante de estresse.

As compulsões e obsessões podem surgir sem nenhum precedente no indivíduo. Contudo, é comum encontrar esses sintomas em pessoas que sempre foram mais propensas a perfeição, pontualidade e organização.

Transtornos depressivos

Por fim, a depressão é um transtorno que, quando se inicia na vida do idoso, apresenta-se em vários episódios repetidos, assim como sintomas que incluem a falta de energia, problemas no sono, falta de concentração, diminuição do apetite, perda de peso e frequentes queixas somáticas, como dores no corpo.

Além disso, as dificuldades de memória podem estar presentes em idosos com depressão, fator que pode ser facilmente confundido com demência, sem uma avaliação e acompanhamento especializado. Em alguns casos, a depressão em idosos pode ainda estar associada a uma doença física, ou ao uso de certos medicamentos.

Com as informações deste post, você pôde entender a importância da psiquiatria geriátrica para diagnosticar e tratar os variados transtornos mentais que estão presentes na vida do idoso. Desta maneira, é possível oferecer qualidade de vida, autonomia e bem-estar a estas pessoas.

Eliza Inaê
Eliza Inaê
Sou enfermeira (UNOESTE) com pós-graduação em UTI (Uningá) e Oncologia (UNOESTE) e redatora de conteúdo web.
Linkedin

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.