Conheça um pouco a Fundação Allan Kardec
Galeria com fotos de nossas instalações

Quem somos

2023:

Fundada em 1922 por José Marques Garcia a Fundação Allan Kardec cumpre sua vocação de Acolhimento e Integração Social em prol da Saúde Mental com diversos projetos e departamentos, sendo eles:

CPSM (CENTRO DE PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL) composto por:

1) SOS DEPRESSÃO (TRATAMENTO DA DEPRESSÃO PELO MAGNETISMO);
2) ESTRELINHAS (PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES);
3) HORTO MEDICINAL
4) PICS (PRÁTICAS INTEGRATIVAS COMPLEMENTARES)

DAE (DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL);
SUS (SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE);
HD (Hospital DIA);
CAPS III Florescer em parceria com a Prefeitura Municipal de Franca;
CAPS AD III Renascer em parceria com a Prefeitura Municipal de Franca;
Desenvolvimento Humano - INSPIRAÇÃO;
SRT - Serviço Residencial Terapêutico em parceria com a Prefeitura Municipal de Franca.

Um complexo com mais de 100 anos de história e Saúde Mental.

• + de 12.000 procedimentos mês, além de + de 6.000 usuários cadastrados através do Caps III Florescer e Caps AD III Renascer em parceria com a Prefeitura Municipal de Franca até 08/2023.
5 SRTS (Serviço Residencial Terapêutico) com 40 moradores até 09/2023
• + de 19.000 internações SUS por ano;
• + de 7.000 atendimentos no HD (Hospital Dia) por ano;
• + de 9.000 atividades realizadas através do Desenvolvimento Humano Inspiração através das Oficinas Agrícola, Costura em Couro e Reciclagem de Eletrônicos;
• + de 240 colaboradores em todos os equipamentos
• Mais de 10.000 m2 de área construída com espaço para oficinas terapêuticas;
• Bosque (5.000 m2 de área verde);
• Horta;
• Áreas específicas para prática de atividades terapêuticas.

1922:

José Marques Garcia (1862-1942), um dos pioneiros da doutrina espírita em Franca, apiedado da indigência e marginalização dos enfermos mentais em Franca, a partir de 1902 começou a levar um e outro à sua própria residência, prestando-lhes o auxilio e tratamentos possíveis, desperto pelo sentido de caridade da doutrina que acabava de assumir e pelos próprios recursos de saneamento nela entreabertos.

Mais à frente, sentindo a necessidade e inspiração de aumentar e melhorar a assistência que vinha promovendo aos enfermos em sua residência, José Marques Garcia edificou algumas pequenas casas para abrigá-los.

Daí originou-se, em 19 de novembro de 1922, o Asilo Allan Kardec, na antiga Rua Irmãos Antunes, hoje Rua José Marques Garcia, no bairro Cidade Nova em Franca.

1927:

Em 15 de novembro de 1927 fundou o jornal "A Nova Era", cuja circulação logo se expandiu por todo o Brasil. Era aquela uma atitude verdadeiramente pioneira, em Franca e no Brasil, haja visto que tal entidade psiquiátrica foi historicamente a 2ª do país, enquanto o "Jornal A Nova Era" se irmanava a poucos outros órgãos, surgindo também como atitude de vanguarda em tempos de difícil aceitação do Espiritismo.

1933:

Em 3 de outubro de 1933 a entidade passou a denominar-se: Casa de Saúde Allan Kardec.

1966:

Em 31 de março de 1966 a entidade adquiriu personalidade jurídica , adequando-se melhor às exigências dos setores de saúde e administração pública, inaugurando novos pavilhões para acolhimento de um número crescente de pacientes .

Com a expansão e a diversificação das atividades, bem assim para a obtenção de substanciais vantagens na isenção de tributos, a entidade passou a denominar-se a partir de 8 de dezembro de 1972,
Fundação Espirita Allan Kardec, com as decorrentes implicações .

1969:

Desde a sua fundação até o ano de 1969, o trabalho desenvolvido no acolhimento dos portadores de doenças mentais era mantido por donativos filantrópicos da comunidade.

1970:

A partir de 20 de julho de 1970 , firmou-se convênio com a Secretaria de Estado da Saúde - Coordenadoria da Saúde Mental, para atendimento a 100 (cem) leitos, sendo 50 masculino e 50 feminino .

Nesta época, recebia por leito dia efetivamente ocupado, prevalecendo até a data de 31 de dezembro de 1987.

A partir de 1988 foi firmado convênio com o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social, INAMPS - MPAS e Coordenadoria da Saúde Mental - CSM, passando a receber subvenções do Estado.

1989:

A partir de 27 de dezembro de 1989 firmou convênio com o Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde do Estado de São Paulo - SUDS /SP. O convênio contemplava 200 leitos por pacote.

1990:

A partir da década de 90 a denominação passou a ser chamada de Sistema Único de Saúde - SUS a qual permanece vigente até os dias de hoje.

Neste período a Fundação Allan Kardec, disponibilizava ao sistema Único de Saúde 200 leitos para tratamento em internação hospitalar, além de 30 vagas destinadas ao atendimento do Hospital-Dia para pacientes esquizofrênicos/psicóticos.

O maior desafio da Fundação foi buscar equilíbrio das receitas e despesas, uma vez que o valor pago pela diária SUS/AIH era insuficiente para atender todas as exigências impostas pelas Portarias vigentes (224 e 251 MS).

Em busca deste equilíbrio, a Fundação disponibilizou à sociedade mais leitos destinados a tratamento de patologias mentais para convênios e particulares, uma vez que a política nacional é o inverso, ou seja, fechamento de leitos disponíveis.

2017:

A partir de 2017 a Fundação Allan Kardec viveu transformações significativas. Totalizou 300 leitos, sendo 200 destinados aos SUS, 30 ao "Hospital DIA" e 70 à Clínica Allan Kardec sendo 30 vagas destinadas à Geriatria e 40 vagas à Psiquiatria o que posicionou a Fundação como uma Instituição de Saúde.

2018:

A Fundação agrega à sua estrutura em 2018 o Desenvolvimento Humano "Inspiração"

O Desenvolvimento Humano "Oficinas Inspiração" é composto por:

1) Oficina de Costura em Couro
2) Oficina Agrícola
3) Reciclagem de Eletrônicos

Dentre as melhorias, cabem citar a reforma da Geriatria e construção de novos leitos, revitalização do bosque, reforma da quadra de esportes, horta, reestruturação do espaço físico do Desenvolvimento Humano "Oficinas Inspiração", Revitalização Geral e pintura de toda estrutura, reforma da cozinha industrial, entre tantas ações que cumprem a vocação da Fundação: Acolhimento e Integração Social.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.