Perguntas Frequentes

Perguntas frequentes

Fundação Espírita Allan Kardec

Quem somos?

A Fundação Espírita Allan Kardec é uma entidade privada, filantrópica e sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública pelas Leis Municipal nº 893 de 23/05/1960 e Estadual nº 6739 de 16/01/1962, fundada por José Marques Garcia (1862-1942) em 19 de novembro de 1922, sendo referência no atendimento à pessoas portadoras de transtornos mentais.

Onde atuamos?

A Fundação Espírita Allan Kardec atua no município de Franca – SP.

Quais são nossas áreas de atuação?

A Fundação Espírita Allan Kardec atua na área da saúde, sendo uma entidade especializada na prestação de assistência em saúde mental.

Como atuamos?

Atualmente a Fundação Espírita Allan Kardec cumpre sua missão mediante a operacionalização do hospital especializado em saúde mental, que disponibiliza ao Sistema Único de Saúde – SUS, 122 (cento e vinte e dois) leitos para tratamento em internação hospitalar e 30 (trinta) vagas destinadas ao atendimento no Hospital-Dia para pacientes esquizofrênicos/psicóticos. Além disso, realiza atendimento filantrópico nas Oficinas de Desenvolvimento Humano “Inspiração”, destinado aos pacientes das unidades hospitalares da Entidade ou aos referenciados pelos demais equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial Municipal, bem como, administra uma unidade CAPS III em parceria com o Município, que atende em média 1.250 pacientes mês. A Fundação possui também a Clínica Particular Allan Kardec, que oferece 28 (vinte e oito) leitos para geriatria e 40 (quarenta) leitos para psiquiatria.

Como posso fazer contato com a Fundação Espírita Allan Kardec?

Por meio do telefone (16) 2103-3000 ou e-mail: [email protected]

Hospital Psiquiátrico Allan Kardec

Como posso conseguir uma internação pelo SUS?

A Fundação Espírita Allan Kardec não efetua reserva de vagas SUS. Para internações via SUS se faz necessário que um serviço público de saúde de sua cidade realize uma solicitação através da CROSS – Central de Regulação de Serviços de Saúde da região Três Colinas, vinculada à DRS VIII – Departamento Regional de Saúde de Franca – SP.

Para internação através de convênio/particular posso chegar a qualquer horário?

Não. Durante a reserva da vaga ocorre a definição e orientação sobre o horário para chegada.

Se a internação for particular não é necessário a reserva de vaga?

É imprescindível o contato prévio para reservar a vaga para qualquer internação.

Quais são os documentos necessários do paciente que será internado?

Encaminhamento médico, RG, CPF, cartão SUS, cartão do convênio particular e em alguns casos guia de autorização do plano de saúde.

O Hospital Psiquiátrico Allan Kardec aceita internações de menores de idade?

Não. Para internação, aceitamos apenas pacientes acima de dezoito anos.

Quais são os horários de visita para um paciente em regime de internação?

Para o melhor tratamento de cada paciente, o horário de visita é definido previamente com a família no momento da internação.

É necessário um responsável legal para os casos de internação? Este responsável é necessário até mesmo nos casos de internações voluntárias?
O Hospital Psiquiátrico Allan Kardec aceita internações involuntárias?

Sim. Porém é necessário que família realize a contratação de remoção para trazer o paciente no dia da internação.

Como é alimentação dos pacientes que estão em regime de internação?

As 5 refeições principais (café da manhã, almoço, jantar, lanche noturno e chá noturno) são servidas a todos os pacientes em regime de internação (tanto SUS quanto particular). Os cardápios são elaborados por nutricionista.

Qual é o horário de atendimento do Hospital Psiquiátrico Allan Kardec?

A Recepção atende de segunda-feira à domingo das 6h30 às 23h30 e o Hospital funciona 24 horas.

Como posso fazer contato com o Hospital Psiquiátrico Allan Kardec?

Por meio do telefone (16) 2103-3000 ou e-mail: [email protected]

CAPS III Florescer

O que é o CAPS?

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) nas suas diferentes modalidades são pontos de atenção estratégicos da RAPS: serviços de saúde de caráter aberto e comunitário constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial e são substitutivos ao modelo asilar.

Quais atividades são realizadas no CAPS III?

O CAPS III oferece consulta médica com psiquiatra e disponibiliza diversas oficinas terapêuticas: grupos terapêuticos, social, familiar, estimulação cognitiva e funcional. Além das oficinas terapêuticas, os pacientes também realizam passeios terapêuticos. Cada caso é avaliado individualmente.

O usuário do CAPS poderá ter alta médica?

Sim. A alta médica poderá ocorrer por remissão dos sintomas. O paciente poderá também ser contra referenciado para manutenção do tratamento na UBS de sua referência, podendo ser acompanhando pela equipe médica do CAPS III através do matriciamento que ocorre em todos os postos de saúde do município de Franca. O matriciamento é um suporte da equipe especializada em saúde mental do CAPS III aos médicos clínicos da rede primária de saúde.

Como é o primeiro atendimento no CAPS III?

O primeiro atendimento no CAPS III é feito por uma triagem realizada pelo profissional de referência que pode ser enfermeiro, assistente social, terapeuta ocupacional, psicólogo ou médico.

Qual público é atendido pelo CAPS III?

Moradores do município de Franca, com mais de 18 anos e com transtornos mentais moderados a grave persistentes.

Quais são os convênios credenciados ao CAPS?

O CAPS III atende somente por meio do Sistema Único de Saúde – SUS.

Como faço para ser atendido no CAPS III?

Para ser atendido no CAPSIII é necessário ser morador do município de Franca e ter comprovante de endereço. O agendamento deve ser realizado por telefone, por e-mail ou pessoalmente. Caso compareça pessoalmente, lembre-se de levar os documentos pessoais.

Qual é o horário de atendimento do CAPS III?

A Recepção atende de segunda-feira à domingo das 7h00 às 19h00 e o CAPS III funciona 24 horas.

Como posso fazer contato com o CAPS III?

Por meio do telefone (16) 3727-1785 ou e-mail: [email protected]