BLOG #SaúdeMental01 - O que são Doenças Mentais?

#SaúdeMental01 - O que são Doenças Mentais?

Publicado em 27/03/2020

Doenças Mentais e seus nomes


O CID (Classificação Internacional das Doenças), é o dicionário que explica e detalha cada sintoma que compõe o quadro de determinada doença que o indivíduo apresenta. Nesta série de artigos faremos uma breve apresentação sobre algumas doenças (compiladas em nossa cartilha de saúde mental), porém o diagnóstico só pode ser elaborado por um profissional qualificado. Em caso de dúvidas procure um psiquiatra ou psicólogo.



Foto de Kat Jayne no Pexels

Esquizofrenia


É uma doença em que a pessoa tem a percepção alterada sobre si e o mundo, diferente da realidade. Com isso apresenta pensamento distorcido, tem a sensação de vozes na cabeça ou visão de coisas que não existem.

O pensamento fica vago e obscuro; e sua fala também apresenta alterações, ficando em algumas situações incompreensível.

Costuma ficar mais isolada e com desinteresse pela vida, afetando suas relações sociais, profissionais e familiares.

Transtorno Afetivo Bipolar


Mudanças de humor que variam entre a euforia e a depressão. As alterações de humor não são ao longo do dia, mas em períodos mais longos e variados.

Na euforia a pessoa pode apresentar-se: cheia de si, grandiosa, falante, disposta, sem sono, com gastos excessivos. Na depressão pode haver: entristecimento, cansaço, falta de ânimo e pensamentos negativos.

Estas mudanças de humor são intensas, o indivíduo tem muita dificuldade em se recuperar sozinho, sem tratamento.

Transtorno de Ansiedade


Na vida precisamos de ansiedade para nos proteger quando vivemos alguma situação de medo ou estresse.

Mas alguns indivíduos vivem a ansiedade (medo, preocupação) sem que haja um motivo evidente.

Então as pessoas com transtorno de ansiedade geralmente sentem falta de ar, tremor, dor no peito, boca seca, sensação de morte.

Depressão


É uma doença caracterizada por muita tristeza e/ou irritação, em que a pessoa deixa de sentir prazer nas coisas que antes gostava, fica muito cansada, sem energia, falta de desejo para a realização de atividades básicas, como tomar banho, se alimentar, conversar, trabalhar.

Estas alterações devem durar mais que duas semanas sem que a pessoa consiga reagir e deve-se considerar se a depressão está ligada a perda de alguém querido ou a alguma outra doença específica.


Dependência Química


Doença em que o indivíduo faz uso de alguma substância de maneira a trazer danos para sua vida.

Quando fica sem esta substância apresenta reações no corpo como: ansiedade, tremor, coração acelerado, suor.

Portanto, é uma pessoa que gasta muito de sua vida com uso de algumas substâncias químicas como: cigarro, maconha, cocaína, crack, álcool e medicamentos utilizados sem orientação médica.

CUIDADO: Muitas pessoas que se encontram num estado de dependência têm a falsa ideia de que são capazes de viver sem a substância.

Transtorno de Personalidade Emocionalmente Instável ou Borderline


São pessoas que agem impulsivamente sem considerar as consequências e com instabilidade emocional.
Além disso, apresentam comportamento auto-agressivo, tentam suicídio com alguma frequência e há alterações de humor repentinas em curto período de tempo.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.