BLOG Presidente da Fundação Allan Kardec destaca na Câmara importância da parceria com o município

Presidente da Fundação Allan Kardec destaca na Câmara importância da parceria com o município

Publicado em 30/06/2021

O presidente da Fundação Allan Kardec, Mário Arias Martinez, participou da sessão da Câmara Municipal nesta terça-feira, 29, quando fez um balanço das ações desenvolvidas pela instituição, apresentou o projeto de Reformulação da Saúde Mental na cidade e ressaltou a importância da parceira com a Prefeitura e Câmara de Franca.

“Nosso projeto de reformulação da Saúde Mental é um projeto grande, que iniciamos em 2017, em parceria com a Prefeitura, que segue agora muito forte e muito alinhada com o prefeito Alexandre Ferreira. E essa parceria visa a reformar a saúde mental, instalando a RAPS, que é a Rede de Atenção Psicossocial”, destacou Martinez.

Foto: Comunicação Câmara

Foto: Comunicação Câmara

Logo no início de sua explanação, o presidente da Fundação Allan Kardec fez questão de destacar também a relação com os vereadores que, segundo ele, é “digna de nota”. “Estamos aqui para consolidar essa parceria”, afirmou.

“É um momento importante para a Saúde Mental, em que vai haver a necessidade deste diálogo, a partir dos próximos meses, e nós esperamos que tenhamos as condições necessárias para seguir em frente com uma Saúde Mental que tem tudo para ser referência estadual e nacional”, completou o presidente da Fundação.

PS de Saúde Mental

Na sessão desta terça, foi apreciado o projeto de lei do acordo entre a Fundação e a Prefeitura para manutenção do Pronto-socorro de Saúde Mental na instituição. O convênio, no valor de R$ 223.152,96, foi votado e aprovado por unanimidade pelos vereadores.

A Fundação já investiu cerca de R$ 1,2 milhão na manutenção do PS de Saúde Mental. Segundo o presidente, no início da pandemia do coronavírus, a Prefeitura solicitou apoio da instituição para instalação de Ala Covid na Fundação Allan kardec. Mas, por conta do risco de contaminação das pessoas atendidas, foi proposto um outro serviço.

“Nós fizemos uma reformulação na ala do Hospital Dia, que levamos para uma casa recém-reformada. Liberamos, reformamos esse espaço e ali foi instalado o Pronto-socorro de Saúde Mental, a emergência de saúde mental, que estava lá no ‘Álvaro Azzuz’. Liberando, assim, o ‘Álvaro Azzuz’ para poder cuidar da covid-19”, disse Martinez.

A instalação do equipamento aconteceu no dia 6 de abril do ano passado. E, desde então, os valores investidos no PS de Saúde Mental são provenientes de recursos da própria Fundação, obtidos por meio de emendas parlamentares. “Nós, naquele momento, não fizemos nenhum tipo de convênio ou contrato. Foi uma contribuição da Fundação Allan Kardec. Nós assumimos toda a parte de refeição, de limpeza, de lavanderia, sem custos adicionais. E ainda cedemos a parte médica e de enfermagem nos períodos noturnos dos sete dias da semana”, citou Martinez.

“Essa foi a contribuição que a Fundação Allan Kardec resolveu fazer para a cidade de Franca naquele momento”, reforçou o presidente.

Após quase 15 meses, já com as verbas perto de seu final, o hospital e a Prefeitura fecharam um acordo para que o município custeie o PS de Saúde Mental pelos próximos seis meses. “Esse acordo vai fazer o complemento dos próximos seis meses desta operação, até que se possa, dentro de uma tranquilidade na questão da pandemia, retirar esse equipamento de lá. Para que possamos voltar o Hospital Dia e dar sequência ao nosso projeto”, ressaltou Martinez.

Reconhecimento

O presidente da Fundação Allan Kardec convidou os vereadores para uma visita ao hospital, para conhecerem de perto esse processo de reformulação e conferirem os investimentos em reforma e revitalização.

Os parlamentares fizeram questão de reconhecer a importância do trabalho prestado pela Fundação. “Parabéns por desenvolver um trabalho de extrema necessidade na nossa cidade, e com tanta perfeição”, disse o vereador Della Motta.

“Quero cumprimentá-lo pelo excelente trabalho que a Fundação Allan Kardec presta para a nossa cidade. É importantíssimo!”, afirmou o vereador Gilson Pelizaro.

“Quero te parabenizar e também sua equipe, porque realizam um trabalho magnífico. Conte conosco. Tenho muito orgulho de falar que o ‘Allan Kardec’ faz parte da minha história”, disse o vereador Marcelo Tidy, responsável pelo convite para que o presidente da Fundação fosse à Câmara Municipal, nesta terça-feira. O pai do vereador foi funcionário do hospital.

“Essa entidade é orgulho para os francanos, para a região, para o Estado de São Paulo. Uma entidade dessa categoria aqui em nossa cidade, agora, virando uma referência nacional, isso é de dar orgulho para todos os francanos. E eu, como parlamentar, te parabenizo e parabenizo também o vice-presidente Fernando Palermo. O que puder contar com este parlamentar e com esta Casa de Leis, pode ficar à vontade”, disse o vereador Daniel Bassi.

O presidente da Câmara, Claudinei da Rocha, agradeceu o convite e finalizou: “Conte sempre conosco”.