BLOG Fundação Allan Kardec realiza pedágio para arrecadar ‘lixo’ eletrônico

Fundação Allan Kardec realiza pedágio para arrecadar ‘lixo’ eletrônico

Publicado em 09/03/2022

A Fundação Allan Kardec realiza neste sábado, 12, um pedágio para arrecadar eletrônicos que serão destinados para o Projeto Oficinas Inspiração, onde são desmontados e encaminhados para reciclagem. Podem ser doados aparelhos eletrônicos e equipamentos domésticos quebrados ou sem uso.

“Estaremos aqui, na porta da Fundação Allan Kardec, das 9 horas ao meio-dia, recebendo os equipamentos que você tem aí, que não utiliza mais, equipamentos estragados. Aquele computador velho, aquele DVD, aquele secador que você não usa mais, aquela chapinha. Enfim, tudo que é eletrônico”, diz a terapeuta ocupacional Renata Vieitez, coordenadora das Oficinas Inspiração.



O pedágio foi pensado para oferecer comodidade às pessoas que queiram doar os equipamentos. “Não é necessário descer do carro. É só abrir o porta-malas que a gente retira esse material e vocês vão embora. É um lugar de fácil acesso, no Centro da cidade, sem muito movimento, porque é sábado”, explica Renata.

Ela aponta o caráter ambiental da doação, além da importância para as pessoas que trabalham na oficina. “Trazendo esse material para cá – é um material que você não pode descartar em lixo comum -, a gente dá a destinação correta, preservando o meio ambiente. Outro ponto, que é muito importante também, é que este é um trabalho que gera renda para as pessoas que fazem tratamento psiquiátrico, e essa renda tem mudado a vida dessas pessoas.”

O Pedágio do Allan Kardec acontece neste sábado, 12, das 9 às 12 horas, em frente ao Hospital Allan Kardec, localizado na rua José Marques Garcia, 675, Cidade Nova. Mais informações podem ser obtidas através do WhatsApp (16) 99967-5137.


Oficinas Inspiração
A Fundação Allan Kardec mantém o projeto de Desenvolvimento Humano Oficinas Inspiração desde 2018, com o objetivo de proporcionar a inclusão social por meio do trabalho e geração de renda a pessoas com transtornos mentais de Franca e região.

Uma das oficinas oferecidas é a de Reciclagem de Eletrônicos, e as pessoas que têm em casa eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos danificados podem doá-los para a instituição. Todos os equipamentos doados são avaliados pelos participantes das oficinas e desmontados para a venda das peças. O recurso arrecadado é dividido entre os oficineiros.



Dentro do projeto, há também as oficinas de Costura em Couro e a Agrícola. Na primeira, os oficineiros confeccionam artesanalmente bolsas, carteiras, porta-moedas e outras peças que são vendidas no bazar permanente na própria Fundação Allan Kardec e em estabelecimentos parceiros, que recebem a estante itinerante com os produtos para serem vendidos.

Já os participantes da Oficina Agrícola são responsáveis pelo cultivo na horta existente na Fundação de mais de 20 tipos de hortaliças e frutas, como alface, rúcula, berinjela, beterraba, rabanete, mandioca, milho, mamão e banana. Todos os produtos são orgânicos e podem ser comprados ao lado da recepção do Allan Kardec.

As Oficinas Inspiração foram inauguradas pela Fundação Allan Kardec em 2018. O projeto integral abrange um total de dez oficinas, de marcenaria, culinária, cartonagem, mosaico e outros tipos. Três delas - Reciclagem de Eletrônicos, Costura em Couro e Agrícola - estão ativas e atendem 60 pessoas com problemas psiquiátricos.

Serviço
Pedágio de Eletrônicos da Fundação Allan Kardec
Data: Sábado, 12
Horário: Das 9 às 12 horas
Endereço: Hospital Allan Kardec, Rua José Marques Garcia, 675, Cidade Nova

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.