BLOG Fundação Allan Kardec promove live sobre consumo abusivo de álcool e outras drogas

Fundação Allan Kardec promove live sobre consumo abusivo de álcool e outras drogas

Publicado em 18/04/2022

Encontro será nesta quarta-feira, 20, às 19 horas, e faz parte das comemorações dos 100 anos da instituição



A Fundação Espírita Allan Kardec, de Franca, realiza o segundo episódio de uma série de entrevistas sobre Saúde Mental, como parte das comemorações do centenário. As celebrações dos 100 anos da instituição preveem ainda outros eventos e o lançamento de um livro sobre a Fundação Allan Kardec e a evolução da Saúde Mental.

A live será na quarta-feira (20), às 19h, com transmissão pelo Youtube. A convidada para o bate-papo sobre o tema “Álcool e drogas: quando o consumo se torna uma doença e como tratá-la” é a psicóloga Eliane Matheus Bonfante, que tem especialização em Saúde da Família, é pós-graduada em Dependência Química e atuou por mais de 30 anos na área da Saúde, sendo boa parte deste período com enfoque em Saúde Mental na cidade de São Sebastião do Paraíso (MG).

Atualmente em Franca, Eliane é coordenadora-geral dos Centros de Assistência Psicossocial de Franca, o Caps Florescer e o Caps AD (Álcool e Outras Drogas) III Renascer, que são administrados pela Fundação Espírita Allan Kardec.

Entre as questões a serem abordadas por Eliane estão o uso abusivo de álcool e drogas, como são os atendimentos no Caps e a importância da participação da família no tratamento. “O uso abusivo do álcool é uma doença, é um transtorno extremamente importante que precisa ser tratado e, às vezes, a pessoa não entende essa situação, que ela está doente e precisa de ajuda. Nosso trabalho é mostrar para as pessoas que nos procuram no Caps que isso é um transtorno e que ela precisa realmente de ajuda e que nós estamos aqui para atendê-la no que for necessário”, explica a psicóloga.

A live será realizada nesta quarta-feira, 20, a partir das 19 horas, no canal da Fundação Allan Kardec no YouTube (youtube.com/allankardecfranca).

A primeira live em comemoração ao centenário da Fundação Allan Kardec foi sobre “O Papel da Terapia Ocupacional na Saúde Mental”, com a terapeuta ocupacional Renata Vieitez, coordenadora das Oficinas Inspiração, programa de Desenvolvimento Humano da instituição. O conteúdo pode ser acessado no blog da instituição: www.kardec.org.br.

História

A Fundação Espírita Allan Kardec se aproxima do seu centenário protagonizando uma verdadeira revolução na Saúde Mental de Franca. A transformação no atendimento de psiquiatria prestado pela Fundação é fruto do pioneirismo plantado por José Marques Garcia, na década de 1920, e que hoje caminha para fazer de Franca referência, numa parceria entre Allan Kardec, poder público e comunidade.

José Marques Garcia (1862-1942), um dos pioneiros da doutrina espírita em Franca, incomodado com a marginalização que os enfermos mentais sofriam, a partir de 1902, começou a prestar, em sua própria residência, auxílio e tratamentos possíveis a essas pessoas.

Com o tempo, surgiu a necessidade de aumentar e melhorar o atendimento que prestava em casa e, então, José Marques Garcia construiu algumas pequenas casas para abrigar os enfermos. Surgia aí, em 19 de novembro de 1922, o Asilo Allan Kardec, na antiga Rua Irmãos Antunes, hoje Rua José Marques Garcia, no bairro Cidade Nova, em Franca.

Historicamente, a segunda entidade psiquiátrica do país, em 3 de outubro de 1933, passou-se a se chamar Casa de Saúde Allan Kardec.

Em 31 de março de 1966 a entidade adquiriu personalidade jurídica, adequando-se melhor às exigências dos setores de saúde e administração pública, inaugurando novos pavilhões para acolhimento de um número crescente de pacientes.

Com a expansão e a diversificação das atividades, em 8 de dezembro de 1972, a entidade adquiriu o nome que carrega até hoje: Fundação Espírita Allan Kardec.

Desde a sua fundação até o ano de 1969, o trabalho desenvolvido no acolhimento dos portadores de doenças mentais era mantido por donativos filantrópicos da comunidade.

A partir de 20 de julho de 1970, foi firmado convênio com a Secretaria de Estado da Saúde - Coordenadoria da Saúde Mental, para atendimento a 100 leitos, sendo 50 masculino e 50 feminino.

Nesta época, recebia por leito/dia efetivamente ocupado, prevalecendo até a data de 31 de dezembro de 1987. A partir de 1988, foi firmado convênio com órgãos públicos, passando a receber subvenções do Estado. No final de 1989, o convênio contemplava 200 leitos por pacote.

Atualmente, disponibiliza ao Sistema Único de Saúde 122 leitos para tratamento em internação hospitalar, além de 30 vagas destinadas ao atendimento do Hospital Dia.

De 2017 até os dias atuais, a Fundação vive transformações significativas. Hoje a área da saúde conta com 300 leitos, sendo 122 destinados aos SUS, 30 ao Hospital Dia e 70 à Clínica Allan Kardec, sendo 30 vagas destinadas à Geriatria e 40 vagas à Psiquiatria, o que posiciona a Fundação como uma Instituição de Saúde.

Serviço

Live: “Álcool e drogas: quando o consumo se torna uma doença e como tratá-la”

Data: 20 de abril (quarta-feira)

Horário: 19h

Onde: youtube.com/allankardecfranca

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.