BLOG Com destaque para o papel do terapeuta ocupacional, Allan Kardec abre série de ​lives para comemorar centenário

Com destaque para o papel do terapeuta ocupacional, Allan Kardec abre série de ​lives para comemorar centenário

Publicado em 25/01/2022

A Fundação Espírita Allan Kardec iniciou nesta segunda-feira, 24, uma série de lives sobre Saúde Mental como parte das comemorações do centenário da Fundação Allan Kardec, que será comemorado em novembro de 2022.

As celebrações dos cem anos da instituição preveem ainda a inauguração de um Museu da Saúde Mental em Franca e o lançamento de um livro sobre a história da Fundação Allan Kardec e os cem anos de saúde mental

A primeira live, realizada ontem à noite, dia 24 de janeiro, teve como tema O Papel da Terapia Ocupacional na Saúde Mental. A instituição aproveitou a oportunidade para reverenciar esses profissionais, cujo dia mundial foi celebrado no último dia 19.

A convidada para abrir a série de lives foi a terapeuta ocupacional Renata Reis Vieitez, que coordena o Projeto de Desenvolvimento da Fundação Allan Kardec, que são as Oficinas Inspiração. “A saúde mental é essencial para nós seres humanos. Sem a saúde mental, a gente não consegue fazer nada praticamente, não consegue trabalhar direito, não consegue ter uma boa convivência, seja na família, seja com os amigos. A gente não consegue desenvolver as atividades do dia a dia, então ela é essencial a todas as atividades que nós, terapeutas ocupacionais, chamamos de desempenho ocupacional”, afirmou Renata, durante o encontro.

Atualmente, a Fundação Allan Kardec atua praticamente em todas as frentes da Saúde Mental. Há o hospital, o Hospital Dia, os CAPSs, que são os centros de apoio psicossocial, e também o projeto Oficinas Inspiração, de Desenvolvimento Humano da Fundação. Nesta live, Renata Vieitez destacou a importância do terapeuta ocupacional nos tratamentos.

“De uma forma geral, em todos os serviços, o objetivo da terapia ocupacional é proporcionar uma melhora da qualidade de vida, da autoestima e a reinserção social e cada equipamento tem necessidades específicas. No caso da hospitalização, por exemplo, o terapeuta ocupacional vai contribuir na adaptação dessa pessoa, auxiliar também no diagnóstico e contribuir para organização psíquica dessa pessoa”.

As próximas lives serão divulgadas nas redes sociais da Fundação Allan Kardec. Acompanhem pela página do Facebook (Fundação Allan Kardec) e Instagram (@allankerc_f).

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.