BLOG CAPS Renascer comemora 2 anos: ‘Descobrir de novo a felicidade’

CAPS Renascer comemora 2 anos: ‘Descobrir de novo a felicidade’

Publicado em 03/08/2022



- Administrado pela Fundação Allan Kardec, em parceria com a Prefeitura de Franca, o CAPS já viu renascer a vida de 1.750 pacientes -



O CAPS AD III (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) Renascer, de Franca, celebrou nesta quarta-feira, 3, dois anos de funcionamento na cidade. Administrado pela Fundação Allan Kardec, em parceria com a Prefeitura de Franca, o CAPS já viu renascer a vida de 1.750 pacientes. São em média 300 atendimentos por mês. E para celebrar essa marca e a data, uma programação especial foi preparada.

Houve show de música, com o “The Voice CAPS”, desfile, almoço e bolo, numa interação repleta de descontração e alegria entre pessoas atendidas pelo serviço, seus familiares e os funcionários do CAPS, além da diretoria da Fundação Allan Kardec.

“O dependente químico vai se fechando num universo muito restrito, de solidão, de rejeição pelos próprios familiares. Ele acaba se fechando muito, não tendo muitas perspectivas na vida que o estimulem a mudar de hábito, a encontrar outras formas de viver. Então, no CAPS, ele vai descobrindo de novo a felicidade, a alegria de viver. E isso abre as portas para um mundo com outras possibilidades”, destacou o clínico geral José Gilberto Tristão de Almeida Filho, médico no CAPS AD III Renascer desde a inauguração, em 2020.

E foi pensando no resgate da alegria, através da interação familiar, é que as atividades da manhã desta quarta-feira foram pensadas.

“O paciente em uso de substância psicoativa, ele usa essa substância como se fosse parte de sua vida, como se não pudesse viver sem ela. Por exemplo, os momentos felizes teriam de ser em uso de substância. E aqui a gente mostra o contrário”, afirmou a psicóloga Eliane Bonfante, coordenadora do CAPS Renascer.

“Então, essa atividade de interação, a gente tenta sempre trabalhar dessa forma, para que eles entendam que podemos nos divertir, dar risada, sem uso de substância”, completou a coordenadora.

O presidente da Fundação Allan Kardec, Mario Arias Martinez, destacou a importância do CAPS dentro do Rede de Atenção Psicossocial e desejou vida longa ao Centro. “Que nós possamos comemorar mais 20, 30 anos”.

Fernando Palermo, vice-presidente da Fundação Allan Kardec, ressaltou o pioneirismo do CAPS. “Cabe aqui fazer um agradecimento às equipes tanto do Renascer, quanto do Florescer, porque começar um serviço do zero, sem parâmetro no nosso município, na nossa região, foi um desafio”.

A Fundação Allan Kardec é responsável pela gestão dos CAPSs Renascer, focado em pacientes dependentes de substâncias psicoativas, e Florescer, que funciona de portas abertas oferecendo atenção psicossocial à população geral. Ambos os serviços funcionam em parceria com a Prefeitura de Franca.

O público-alvo do CAPS Renascer são adolescentes, entre 14 a 17 anos e 11 meses, que são atendidos nas terças e quintas-feiras, a partir das 12h, e os adultos, que recebem atendimento nos demais dias e horários, exceto na manhã de quarta-feira.

Desde que entrou em operação há dois anos, o CAPS Renascer atendeu 1.750 pacientes, sendo que 1.212 deles ainda estão em tratamento, o que dá uma média de 306 atendimentos por mês e um total de 4.317 procedimentos.


SERVIÇO
CAPS AD-III Renascer

Rua Cavalheiro Petráglia, 80, Vila Santos Dumont

(16) 3703-7780


CAPS III Florescer

Rua da Concórdia, 41, Parque dos Pinhais

(16) 3727-1785



Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.