BLOG CAPS Florescer comemora quatro anos com 150 atendimentos diários

CAPS Florescer comemora quatro anos com 150 atendimentos diários

Publicado em 05/12/2022

O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Florescer completou quatro anos nesse sábado, dia 3 de dezembro. A data foi comemorada na sexta-feira, 2, com uma dinâmica que teve a Copa do Mundo como tema, e reuniu usuários e funcionários da unidade, além da diretoria da Fundação Espírita Allan Kardec, que administra o equipamento de saúde mental, em parceria com a Prefeitura de Franca.

Atualmente, 150 pessoas são atendidas todos os dias no CAPS, que oferece tratamento para pessoas com transtorno mental grave.

“Estou muito feliz em comemorar mais um ano de existência do CAPS, esse equipamento que é tão importante para nós, porque foi o primeiro equipamento na mudança toda que nós fizemos na Fundação. Antes, nós só tínhamos o hospital. Hoje nós temos o hospital, os dois CAPSs, as Residências Terapêuticas e o Desenvolvimento Humano”, destacou o presidente da Fundação Allan Kardec, Mario Arias Martinez.

Ele agradeceu os colaboradores do CAPS e também os usuários. “Temos muito a agradecer a vocês, que depositam a confiança do tratamento de vocês em nossas mãos. Vocês são a razão da nossa existência.”





O CAPS Florescer
O Centro de Atenção Psicossocial Florescer está instalado na rua da Concórdia, 4.881, no Parque dos Pinhais, onde atende usuários com transtorno mental grave, como esquizofrenia e depressão grave com ideação suicida, por exemplo.

“Nós temos aqui a porta aberta, mas pedimos que as pessoas que realmente precisam, que tenham presente, no momento, um transtorno mental grave, possam nos procurar”, orientou Eliane Bonfante, coordenadora do CAPS Florescer.

Apesar de o atendimento ser 24 horas por dia, com leitos de retaguarda noturna, a recepção ao público é feita em horário comercial.

Durante o tratamento, é desenvolvido um projeto terapêutico singular, que é um plano semanal de terapias individualizado. “O usuário participa de oficinas, e nessas oficinas vamos avaliando a evolução do quadro. São oficinas de trabalhos manuais; oficinas com educador físico, que são mais dinâmicas; temos oficinas que trabalham a criatividade, criatividade com jogo ou com pintura... E ela é definida de acordo com a demanda que o usuário apresenta”, explicou Eliane.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.