- Projeto do Centro de Atenção Psicossocial Florescer leva profissionais até a comunidade para divulgar a importância do atendimento em saúde mental e orientar como e onde procurá-lo -
MAIO DE 2024 - O CEFAP (Centro de Formação e Aprimoramento Profissional) da Prefeitura de Franca foi palco, na segunda-feira, 29 de abril, de uma iniciativa que visa a promover a saúde mental entre a comunidade francana. É o CAPS em Ação, uma iniciativa do CAPS III (Centro de Atenção Psicossocial) Florescer, mantido pela Prefeitura de Franca e administrado pela Fundação Espírita Allan Kardec.
A coordenadora do CAPS III Florescer, Eliane Matheus Bonfante, explicou que o CAPS em Ação é um projeto-piloto que desloca uma equipe de profissionais para levar informações à população sobre transtornos mentais, onde buscar tratamento, o funcionamento do CAPS e a dinâmica para acessá-lo. "Falamos que tanto ansiedade como depressão têm cura e onde procurá-la", disse Bonfante.
Ao tomar conhecimento do projeto, a assistente social do CEFAP, Carmem Silva Peliciari, entrou em contato com o CAPS III Florescer, solicitando a realização dessa ação, que aconteceu no dia 29.
O evento contou com a participação de 50 trabalhadores e seus familiares, além de oito colaboradores da equipe técnica dos dois serviços, totalizando 58 participantes. A abertura foi marcada pela apresentação do serviço CAPS III Florescer. Em seguida, o tema ansiedade foi abordado, com participação significativa dos usuários nas atividades propostas.
"Explicamos exatamente o que é o CAPS e nos colocamos à disposição, além de falar do funcionamento deste dispositivo público. Sempre há um profissional de cada área acompanhando, como um psicólogo, uma assistente social, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, e geralmente um farmacêutico. Levamos um grupo de profissionais para sanar dúvidas, proporcionando a possibilidade de ter saúde mental e saber onde procurar por ela", explicou Eliane Bonfante, sobre o CAPS em Ação.
O CAPS Florescer
O CAPS Florescer completou cinco anos em dezembro de 2023, com 150 atendimentos diários em média, recebendo pessoas com transtornos mentais graves, como esquizofrenia e depressão com ideação suicida, por exemplo.
O Centro de Atenção Psicossocial Florescer está instalado na rua da Concórdia, 4.881, no Parque dos Pinhais, com funcionamento de portas abertas, ou seja, não é necessário encaminhamento. O local funciona 24 horas por dia, com leitos de retaguarda noturna, mas o atendimento ao público é feito em horário comercial.