- Fotografia de uma das árvores do Bosque, assinada por Eloá Fernandes, compõe o hall de entrada da maior mostra de arquitetura da América Latina -
*Crédito das fotos Edson Nardone
O Bosque Beija Flor, localizado na Fundação Espírita Allan Kardec, de Franca, inspirou o projeto do Hall Ojo, um dos 33 ambientes da 5ª edição da CasaCor Ribeirão Preto, que segue até o dia 22 de outubro. A mostra é o principal evento de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas.
Cravada no coração de Franca, a extensa área verde dentro do complexo da instituição sempre chamou a atenção da fotógrafa Eloá Fernandes. Ela conta que passava do lado de fora e tinha curiosidade de conhecer o espaço verde preservado em plena região central da cidade. A oportunidade de sentir a tranquilidade e paz que o Bosque transmite aconteceu neste ano, durante um encontro do Grupo RAAM (Rede Agroecológica da Alta Mogiana), do qual participou no local.
No evento, Eloá pôde andar por um corredor do bosque com árvores nobres. Uma das espécies, um angico de cerca de 20 anos, com tronco retorcido e galhos iluminados pela luz solar, despertou seu olhar e lentes da câmera. O enquadramento e a iluminação especial renderam uma bela foto que foi selecionada para ornamentar o hall de entrada da CasaCor Ribeirão Preto deste ano.
O ambiente é assinado pelas designers de interiores Bete Said e Rodi Albano, que escolheram o verde como cor predominante, proporcionando tranquilidade, equilíbrio e também a cura dos transtornos mentais, o cuidado com a saúde mental.
“Representamos a busca pela saúde mental no mundo pós-pandêmico de várias formas. Essa árvore, que fica em um hospital psiquiátrico em Franca, remete à prisão de nossa própria natureza através dos delírios da loucura... Nosso espaço convida a enxergar o belo, para não enlouquecer com a vida moderna”, explicam as profissionais.
No ambiente, o quadro da árvore do Bosque Beija Flor, emoldurada em acrílico pela Soul Artsy, dá boas-vindas aos milhares de visitantes da CasaCor. Eloá disse que o dia em que fotografou o Bosque do “Allan Kardec” estava especial, inspirador, e espera que através dessa fotografia o público possa se conectar com a natureza e se sentir melhor.
“Espero servir de inspiração e tentar aguçar o olhar das pessoas para coisas que, às vezes, passam batido porque estamos com pressa, na correria do dia a dia. É pararmos um momento para contemplar e olhar ao nosso redor, numa espécie de mindfuless, isso eu acho que acalma, nos deixa um pouco mais leves”, afirmou ela, que é fotografa especializada em natureza. Seus trabalhos podem ser conferidos no Instagram @arvorada.
CasaCor Ribeirão
A CasaCor Ribeirão Preto 2023 tem como tema “Corpo & Morada”. A proposta deste ano traz novas leituras e abordagens para tratar de grandes questões do nosso tempo como inclusão, diversidade e sustentabilidade. A mostra está localizada na rua Conde Afonso Celso, 1.765, no bairro Jardim Sumaré.