BLOG As doenças mentais geradas pelo medo de ficar doente.

As doenças mentais geradas pelo medo de ficar doente.

Publicado em 31/03/2020

O fino balanço que envolve a noção de se “estar bem” seja físico ou mentalmente envolve uma boa dose de saúde mental e equilíbrio.

O pensamento da busca por saúde pode se tornar por vezes uma doença.

Um exemplo comum dessas práticas são os transtornos obsessivos-compulsivos que envolvem pensamentos de ruminação e repetição como a hipocondria.
Outro exemplo importante são as fobias e transtornos ansiosos. Podemos citar também os transtornos alimentares e de imagem pessoal como a anorexia e a vigorexia.



Todos esses transtornos requerem diagnóstico de equipe especializada e são difíceis de se perceber quando estamos olhando por dentro. Se não tratados com profissionais adequados como psicólogos e psiquiatras podem ser catastróficos. Lidar com eles por meses ou anos é muito difícil podendo levar a depressão e até mesmo pensamentos de morte e suicídio. Na nossa atual conjuntura não é incomum que se busque ajuda médica apenas após alguma tragédia acontecer, como uma tentativa de suicídio ou uma perda importante gerando depressão.

Um padrão de vida saudável que envolve dietas, exercícios, bons hábitos e uma boa saúde mental é algo relativamente raro e difícil de ser alcançado por todos.
Estamos sempre fazendo uma balança onde o não saudável e o saudável ficam se equilibrando portanto buscar ajuda profissional para um melhor entendimento de tais condições é imprescindível.

Marcos Bovo Inácio
Facebook | Youtube | Instagram
Médico Psiquiatra
CRMSP 163019
RQE 76864

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.