BLOG Amigos se unem e doação rende compra de insumos até trator para Oficina Agrícola

Amigos se unem e doação rende compra de insumos até trator para Oficina Agrícola

Publicado em 23/06/2023

- Projeto de geração de trabalho e renda da Fundação Allan Kardec atende atualmente 50 pessoas em três tipos de oficinas e precisa de apoio da sociedade -


(Junho/2023) - A vontade de ajudar e a disposição para fazer acontecer beneficiaram de forma extremamente positiva a Oficina Agrícola, projeto de Desenvolvimento Humano mantido pela Fundação Espírita Allan Kardec. Após saber como o trabalho é desenvolvido e as dificuldades para conseguir cultivar produtos orgânicos dentro da própria instituição, localizado na região central de Franca, o engenheiro agrônomo e cafeicultor Alex Carrijo resolveu mobilizar amigos para arrecadar recursos e oferecer apoio de especialistas ao projeto.

A iniciativa funcionou e rendeu R$ 37 mil de doação para a Oficina Agrícola, valor que possibilitou a compra de uma roçadeira, motocultivador, rotativa, carretinha, pulverizador, trator de médio porte, carrinho de mão e insumos. As aquisições vão facilitar e otimizar o trabalho de 20 pessoas. São os oficineiros que cultivam hortaliças variadas, frutas e temperos, todos orgânicos, em uma área da Fundação Allan Kardec e vendem os produtos para restaurantes e comunidade. A renda é dividida entre eles. Todos os participantes fazem tratamento na área de saúde mental.

“Com recursos da oficina não teríamos condições de adquirir tantos implementos. Pela Fundação, dificilmente também porque o projeto não tem recursos próprios, é filantropia. Ficamos muito felizes com a iniciativa e com o avanço que conseguiremos ter com todo o apoio desse grupo de pessoas. Esse projeto de inclusão através do trabalho transforma vidas e precisa do apoio de toda a sociedade”, afirmou a terapeuta ocupacional Renata Vieitez, coordenadora das Oficinas Inspiração.

Para Alex Carrijo, conseguir apoiar o trabalho é algo gratificante. “Entrei em contato com alguns amigos e eles se sensibilizaram com o projeto e se prontificaram a ajudar. Com isso, fomos conseguindo algumas coisas. Acho que a gente vem nesse mundo para ajudar e cada um tem que fazer a sua parte. E a gente espera não parar com essa ajuda. O resultado já está acontecendo e espero que tenha um retorno legal para as pessoas que estão se recuperando nessa Oficina e que ela se torne autosuficiente”.

O projeto
O projeto de Desenvolvimento Humano - Oficinas Inspiração é focado na geração de trabalho e renda para pessoas com transtornos mentais e foi implementado pela Fundação Espírita Allan Kardec em setembro de 2018. A proposta inicial prevê dez oficinas e até o momento três delas estão em funcionamento: a Oficina Agrícola, que cultiva e vende produtos orgânicos; a de Costura em Couro, dedicada à confecção de artigos artesanais; e a de Reciclagem de Eletrônicos, que vende peças de eletroeletrônicos para empresas de remanufatura.

Atualmente, 50 oficineiros são atendidos pelo projeto, mas a Fundação trabalha para expandir, a médio prazo, para 200 vagas. Em cinco anos, os resultados do projeto são excelentes.

“As Oficinas Inspiração nascem da necessidade de acolhimento e geração de trabalho para pessoas que possuem algum transtorno mental. E temos acompanhado de maneira extraordinária a integração desses indivíduos à sociedade, o restabelecimento da saúde mental e física e o grande objetivo de gerar trabalho e renda do projeto. Uma pessoa que não tinha condição nenhuma de ter recursos para auxiliar a renda da sua casa, para comprar algum item, passa agora, além de ser incluída na sociedade, a ter uma renda para tocar a sua vida. É um projeto maravilhoso e queremos expandir”, afirmou Mario Arias Martinez, presidente da Fundação Allan Kardec.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.