BLOG Allan Kardec recebe doação de eletrônicos para oficina de geração de renda

Allan Kardec recebe doação de eletrônicos para oficina de geração de renda

Publicado em 29/08/2021

A Fundação Allan Kardec mantém o projeto de Desenvolvimento Humano Oficinas Inspiração desde 2018, com o objetivo de proporcionar a inclusão social por meio do trabalho e geração de renda a pessoas com transtornos mentais de Franca e região. A comunidade pode participar do projeto e contribuir para uma melhor qualidade de vida dos participantes.

Uma das oficinas oferecidas é a de Reciclagem de Eletrônicos, e as pessoas que têm em casa eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos danificados podem doá-los para a instituição. Todos os equipamentos doados são avaliados pelos participantes das oficinas e desmontados para a venda das peças. O recurso arrecadado é dividido entre os oficineiros.

Podem ser doados computadores, impressoras, telefones, celulares, baterias, videocassete, secadores de cabelo, liquidificadores, entre outros.



“Muitas vezes as pessoas possuem equipamentos eletrônicos em casa sem uso e não sabem que destino dar a eles. Elas podem nos doar e, além de dar a destinação correta aos aparelhos, tendo todo cuidado com a questão ambiental - porque sabemos que o lixo eletrônico é um grande problema mundial -, vão colaborar com o projeto de Desenvolvimento Humano que desenvolvemos na Fundação”, afirmou a terapeuta ocupacional Renata Reis Vieitez, coordenadora das Oficinas Inspiração.

Produtos exclusivos
O projeto Inspiração contempla mais duas oficinas, a de Costura em Couro e a Agrícola, e ambas também contam com a interação da comunidade.

Com retalhos de couro doados à instituição, os oficineiros confeccionam artesanalmente bolsas, carteiras, porta-moedas e outras peças que são vendidas no bazar permanente na própria Fundação Allan Kardec e em estabelecimentos parceiros, que recebem a estante itinerante com os produtos para serem vendidos.



Na Oficina Agrícola, são cultivados na horta existente na Fundação mais de 20 tipos de hortaliças e frutas, como alface, rúcula, berinjela, beterraba, rabanete, mandioca, milho, mamão e banana. Todos os produtos são orgânicos e podem ser comprados ao lado da recepção do Allan Kardec. O endereço é Rua José Marques Garcia, nº 675, no Bairro Cidade Nova, e os interessados podem adquiri-los das 9h30 às 11 horas e das 13 às 14 horas.



A renda obtida com a venda dos artesanatos e produtos da horta é revertida para os oficineiros.

O projeto
As Oficinas Inspiração foram inauguradas pela Fundação Allan Kardec em 2018. O projeto integral abrange um total de dez oficinas, de marcenaria, culinária, cartonagem, mosaico e outros tipos. Três delas - Reciclagem de Eletrônicos, Costura em Couro e Agrícola - estão ativas e atendem 60 pessoas com problemas psiquiátricos.

A Fundação Allan Kardec já trabalha para ampliar o projeto e oferecer novas oficinas e mais vagas. Um novo espaço foi construído na instituição e será equipado em breve para a expansão dos trabalhos. A expectativa é atender 300 pessoas. Para participar, é necessário estar em acompanhamento psiquiátrico na rede de assistência pública ou particular e ter encaminhamento médico para a oficina.

Dúvidas, doação de eletrônicos ou compra de artesanatos e hortaliças podem ser feitas pelo WhatsApp (16) 99969-0648.