BLOG 4 Cuidados ao contratar um Cuidador de idosos

4 Cuidados ao contratar um Cuidador de idosos

Publicado em 01/07/2021

Com o envelhecimento da população, o trabalho como cuidador de idosos tem se tornado cada vez mais necessário. Por realizar o atendimento em casa, alguns cuidados devem ser observados antes de contratar um profissional como este.



Cuidados ao contratar um cuidador de idosos

O momento certo para contratar um cuidador de idosos é aquele em que a família percebe que um profissional capacitado poderá contribuir para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida do idoso, contribuindo também para sua segurança.

Por esse motivo, elaboramos o conteúdo de hoje como forma de ajudá-lo a acertar na contratação.

Considere os 4 cuidados a seguir para escolher um cuidador de idosos sem maiores preocupações, realizando um trabalho de qualidade, com zelo e segurança.

1. Contratar um cuidador de idoso: verifique o nada consta

Antes contratar o cuidador de idoso, é importante verificar se o profissional possui histórico criminal na justiça ou polícia federal. Essa é uma maneira prática, rápida e discreta de garantir a segurança do familiar idoso, e de todos os outros moradores.

Normalmente, sites da polícia federal e órgãos de justiça disponibilizam a opção de verificar o nada consta utilizando somente o nome da pessoa. O ideal é realizar a busca sempre que precisar contratar um cuidador de idosos.

2. Confira as referências do profissional

Além de verificar que nada consta, é importante também conferir as referências do profissional. Essa é uma das principais medidas de segurança a ser realizada antes de contratar um cuidador de idosos. Com informações de trabalhos anteriores, é possível conhecer um pouco mais sobre o profissional. Cheque pelo menos 2 referências anteriores, e esclareça os motivos que o fizeram deixar o trabalho anterior.

3. Faça entrevista por etapas

Outro cuidado que deve ser realizado antes de contratar um cuidador de idosos é realizar entrevistas em etapas. Ou seja, mais de uma entrevista, com alguns dias de intervalo entre elas. Aqui, a estratégia é conhecer melhor o candidato, avaliando seu real interesse pelo trabalho. Aproveite também os encontros para analisar as habilidades do profissional, conversando sobre as atribuições do cargo, cuidados direcionados, e conhecimentos práticos para realizá-los.

4. Ofereça a estrutura adequada

Além de seguir os cuidados acima, é preciso também oferecer a estrutura adequada para que o cuidador de idosos desempenhe seu trabalho com segurança e zelo. Dessa maneira, organize os cômodos de forma a facilitar sua locomoção junto ao idoso, disponibilize cadeira de rodas quando for preciso, mantenha materiais necessários sempre à mão.

Da mesma forma, separe espaços adequados para a realização de refeições, mantenha locais seguros para o armazenamento de medicamentos e itens pessoais do idoso, e lembre-se de deixar tudo isso em ambientes de fácil acesso para o cuidador de idosos.

Quando é preciso buscar uma clínica de psiquiatria geriátrica

Embora difícil para algumas pessoas, o processo de envelhecimento é natural e traz mudanças a todos. Assim como o aparecimento de doenças comuns na terceira idade, diversos transtornos mentais podem estar presente em diferentes intensidades. Na maioria dos casos, eles não são detectados até seu agravamento. Ainda que o cuidador de idosos proporcione cuidados, esse é o momento de direcionar a assistência para um tratamento adequado.

A internação em uma clínica psiquiátrica geriátrica é recomendada em casos mais graves, em que o idoso deve ter acompanhamento integral e cuidados especializados. Contudo, sempre considerando as necessidades e limitações específicas do idoso.

Importante recurso em tratamentos de crises, as clínicas de psiquiatria geriátrica apresentam ferramentas terapêuticas para o manejo e controle de pessoas na fase aguda da doença, com manifestações que podem ameaçar sua própria segurança, ou de seus familiares.

Além de proteger o próprio paciente de comportamentos destrutivos, muitas vezes causados por doenças e distúrbios, a internação psiquiátrica geriátrica promove segurança e tranquilidade aos familiares, assegurando que o idoso será bem cuidado por profissionais especializados.

O serviço é indicado para abordagens de alterações comportamentais que envolvem riscos de agressão, suicídio e resistência patológico para a adesão ao tratamento. Tratando-se de um ato médico, a internação psiquiátrica geriátrica pode ser indicada e assistida por profissionais qualificados, melhorando o bem-estar e qualidade de vida do idoso ao oferecer o melhor tratamento.

Para que seja realizado, esse procedimento de alta complexidade exige um ambiente adequado que contenha ambiência terapêutica, monitoramento intensivo da conduta 24 horas por dia, e assistência multidisciplinar por meio de uma equipe capacitada para lidar com a mente humana.

O tratamento costuma ser realizado por meio de uma equipe formada por psiquiatras, psicólogos, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, arteterapeuta, educador físico, fisioterapeuta, nutricionista e enfermeiros. Além de especialistas em saúde mental, os profissionais devem ter grande experiência no cuidado com idosos.

Avaliando o paciente e traçando um plano terapêutico individualizado que seja baseado em suas necessidades, a internação contribui para a melhora do idoso. Além do acompanhamento psiquiátrico e medicamentoso, ele vivencia uma rotina composta por diversas atividades terapêuticas, com objetivos e propósitos bem definidos e voltados para seu tratamento.

As atividades fazem parte de estratégias de intervenção que tem como objetivo diminuir os sintomas, aumentar a autonomia e oferecer capacitação funcional. Entre atividades lúdicas e expressivas, que utilizam a arte, música, dança, leitura, desenho e pintura para estimular a cognição dos pacientes, estão exemplos das atividades terapêuticas oferecidas.

Contratar um cuidador de idosos é uma decisão que exige responsabilidade e empenho. Afinal, é preciso conhecer o profissional que terá a vida do familiar em suas mãos. Por isso, é fundamental que o cuidado ofereça segurança, responsabilidade e zelo.

Eliza Inaê
Eliza Inaê
Sou enfermeira (UNOESTE) com pós-graduação em UTI (Uningá) e Oncologia (UNOESTE) e redatora de conteúdo web.
Linkedin

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.