BLOG 1ª Olimpíada de Saúde Mental de Franca incentiva prática esportiva entre pacientes dos CAPSs

1ª Olimpíada de Saúde Mental de Franca incentiva prática esportiva entre pacientes dos CAPSs

Publicado em 24/10/2022

  1. - Evento será na terça-feira, dia 25, no Internacional Esporte Clube, e deve reunir mais de 100 participantes para competição de basquete, queimada, corrida do saco e jogos de tabuleiro -


Os pacientes atendidos pelos CAPSs (Centros de Atenção Psicossocial) Renascer e Florescer, de Franca, se preparam para participar da 1ª Olimpíada de Saúde Mental. As competições acontecerão na próxima terça-feira, dia 25, das 8h às 14h, no International Esporte Clube, na Vila Santos Dumont.

São esperados mais de cem participantes, que estão em tratamento de Saúde Mental e dependência em álcool e outras drogas, para disputar várias modalidades: basquete, queimada, vôlei, jogos de tabuleiro, corrida do saco, passa ou repassa, corrida do ovo, chute ao gol, cabo de guerra e The Voice CAPS. As atividades vão envolver movimentação física, disputas coletivas e raciocínio.

O psicólogo Fernando Miguel, coordenador do CAPS AD Renascer, destacou a importância dos exercícios físicos no contexto terapêutico para proporcionar saúde e bem-estar do público atendido pelos serviços. “A ideia é empoderar e incentivar a participação dos pacientes e as práticas esportivas, e considerando que estamos em um ano de Copa do Mundo, nada melhor que fazer isso nesse momento. A iniciativa também é voltada para a saúde mental, com a prática de atividades físicas, porque o CAPS não se restringe às consultas médicas e atendimentos com psicólogos, terapeutas ocupacionais ou medicamentos, mas também oferece atividades físicas, pois são muito importantes para o tratamento. A realização de exercícios físicos também melhora nosso cognitivo, além de diminuir os níveis de ansiedade e estresse, sendo assim uma prática terapêutica. Por isso veio a ideia de organizar a primeira Olimpíada, incentivando essa prática”.

Eliane Matheus Bonfante, psicóloga coordenadora do CAPS Florescer, também ressaltou os benefícios da atividade física para quem enfrenta depressão e outros transtornos mentais graves ou dependência em substâncias psicoativas. “Após nos exercitarmos, existe alívio e redução de estresse, liberação de endorfina e dopamina, que são hormônios do prazer e da alegria, além do aspecto da convivência social que é extremamente importante. Os praticantes perdem peso e sabemos que as pessoas em uso dessas substâncias tendem a negligenciar o corpo, não se incomodam com isso, não têm alimentação adequada e exercícios essenciais são deixados de lado. Parte do tratamento que oferecemos é exatamente reparar a ligação danificada entre corpo e mente e investir nos aspectos físicos e psicológicos.”

Atendimento no CAPS
Franca conta com o serviços de dois CAPSs, que atuam sob administração da Fundação Espírita Allan Kardec em parceria com a Prefeitura Municipal, e contam com equipes multiprofissionais. Cada unidade atende em média 100 pessoas diariamente; os atendimentos são gratuitos.

O CAPS AD III (Álcool e outras Drogas) Renascer, na Vila Santos Dumont, atende especificamente pessoas com dependência química. Já o CAPS III Florescer, instalado no Parque dos Pinhais, presta atendimentos em casos de transtornos psíquicos graves, como esquizofrenia, transtorno de personalidade, transtorno bipolar e depressão grave, com ideação suicida.

Serviço
1ª Olimpíada de Saúde Mental
Data: 25/10/2022
Horário: Das 8h às 14h
  • Local: Internacional Esporte Clube, na Vila Santos Dumont

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.