- - Evento será na terça-feira, dia 25, no Internacional Esporte Clube, e deve reunir mais de 100 participantes para competição de basquete, queimada, corrida do saco e jogos de tabuleiro -
Os pacientes atendidos pelos CAPSs (Centros de Atenção Psicossocial) Renascer e Florescer, de Franca, se preparam para participar da 1ª Olimpíada de Saúde Mental. As competições acontecerão na próxima terça-feira, dia 25, das 8h às 14h, no International Esporte Clube, na Vila Santos Dumont.
São esperados mais de cem participantes, que estão em tratamento de Saúde Mental e dependência em álcool e outras drogas, para disputar várias modalidades: basquete, queimada, vôlei, jogos de tabuleiro, corrida do saco, passa ou repassa, corrida do ovo, chute ao gol, cabo de guerra e The Voice CAPS. As atividades vão envolver movimentação física, disputas coletivas e raciocínio.
O psicólogo Fernando Miguel, coordenador do CAPS AD Renascer, destacou a importância dos exercícios físicos no contexto terapêutico para proporcionar saúde e bem-estar do público atendido pelos serviços. “A ideia é empoderar e incentivar a participação dos pacientes e as práticas esportivas, e considerando que estamos em um ano de Copa do Mundo, nada melhor que fazer isso nesse momento. A iniciativa também é voltada para a saúde mental, com a prática de atividades físicas, porque o CAPS não se restringe às consultas médicas e atendimentos com psicólogos, terapeutas ocupacionais ou medicamentos, mas também oferece atividades físicas, pois são muito importantes para o tratamento. A realização de exercícios físicos também melhora nosso cognitivo, além de diminuir os níveis de ansiedade e estresse, sendo assim uma prática terapêutica. Por isso veio a ideia de organizar a primeira Olimpíada, incentivando essa prática”.
Eliane Matheus Bonfante, psicóloga coordenadora do CAPS Florescer, também ressaltou os benefícios da atividade física para quem enfrenta depressão e outros transtornos mentais graves ou dependência em substâncias psicoativas. “Após nos exercitarmos, existe alívio e redução de estresse, liberação de endorfina e dopamina, que são hormônios do prazer e da alegria, além do aspecto da convivência social que é extremamente importante. Os praticantes perdem peso e sabemos que as pessoas em uso dessas substâncias tendem a negligenciar o corpo, não se incomodam com isso, não têm alimentação adequada e exercícios essenciais são deixados de lado. Parte do tratamento que oferecemos é exatamente reparar a ligação danificada entre corpo e mente e investir nos aspectos físicos e psicológicos.”
Atendimento no CAPS
Franca conta com o serviços de dois CAPSs, que atuam sob administração da Fundação Espírita Allan Kardec em parceria com a Prefeitura Municipal, e contam com equipes multiprofissionais. Cada unidade atende em média 100 pessoas diariamente; os atendimentos são gratuitos.
O CAPS AD III (Álcool e outras Drogas) Renascer, na Vila Santos Dumont, atende especificamente pessoas com dependência química. Já o CAPS III Florescer, instalado no Parque dos Pinhais, presta atendimentos em casos de transtornos psíquicos graves, como esquizofrenia, transtorno de personalidade, transtorno bipolar e depressão grave, com ideação suicida.
Serviço
1ª Olimpíada de Saúde Mental
Data: 25/10/2022
Horário: Das 8h às 14h
- Local: Internacional Esporte Clube, na Vila Santos Dumont